Figure drawing tools references

Stan Prokopenko

Site do Prokopenko com as principais lições livres disponibilizadas.
Site do Prokopenko com as principais lições livres disponibilizadas.
O site é sobre desenho da figura e afins do Stan Prokopenko é muito interessante... ele é um jovem muito comunicativo e tem um format muito profissional e divertido para os seus videos.
Eu devo ter conhecido o trabalho dele durante as andanças que tenho sempre no tema Character Design... mas acho que foi um post que vi no Libre Graphic World [http://libregraphicsworld.org/].
O desenho da figura humana impõe certas rotinas e cuidados... lembro muito bem das seções de desenho 'dal vero'... mas hoje na correria e na solidão dos nossos estúdios e quase sempre colados na tela do computer... esta é uma atividade difícil de se realizar.
Assistindo os videos que o Stan Prokopenko disponibiliza ao publico em geral, não a pagamento, encontrei muitas das dicas e conselhos dos meus velhos mestres... então neste sentido acredito que o trabalho do Stan é altamente profissional e artístico e recomendável a todos aqueles que querem dar uma repassada ou simplesmente aprender novas dicas.
Eu achei que os videos sobre desenho gestual são muito bacanas e os recomendo vivamente... mas o conselho presente em todos é praticar praticar e praticar... :) A preços módicos vocês podem adquirir material para realizar sessões de desenho de nu artístico.

Figure and Gesture Drawing

Os dois tipos de arquivos que o site dispõe para as sessões de sketching.
Os dois tipos de arquivos que o site dispõe para as sessões de sketching.
Já faz um tempinho que selecionei este site para fazer sessões de desenho rápido e sketching... mas nunca tinha usado... ontem finalmente comecei usa-lo e realmente é bem legal e pode ser uma ferramenta e tanto para soltarmos a linha e a mão.
Tem várias coleções, masculino, feminino, misturado, animais... as imagens são muito interessantes para concentrarmos na ação e gestualidade dos sujeitos... existem várias opções de tempo de posa entre um e outro sujeito. Eu comecei com 30 segundos... mas realmente é muito rápido... estou mesmo muito enferrujado... 2 minutos pode ser um tempo bem interessante. Alias, 2 minutos é o tempo que o Stan Prokopenko usa nas suas seções e apresentações dos vídeos produzidos por ele.

Manequim em digital

Posemaniacs contem figuras em inumeras posições. Ideal substituto do manequim.
Posemaniacs contem figuras em inumeras posições... ideal substituto do manequim.
Este é outro brilhante trabalho para simular os manequins de madeira, mas em versão digital 3D.
Tem uma imensa livraria de modelos os quais podemos gira-los no eixo vertical. Existem uma versão para as mãos muito legal, aonde temos possibilidades que gira-las completamente em todos eixos.

Dicas sobre anatomia e afins

Album de dicas sobre anatomia e character design.
Album de dicas sobre anatomia e character design.
Esta é um album no Pinterest, cheio de coisas bem interessantes sobre anatomia e howto muito práticos. Acho que vale a pena dar uma olhada nele de vez em quando e colecionar o que mais serve para os estudos.

Frames de filmes e autores famosos

Links para encontrar frames de filmes famosos...
Links para encontrar frames de filmes famosos...
Super interessante este post do Steven A. MacLeod [framefilter.blogspot.com], com muitos links de frames de filmes e autores famosos. O Steven trabalha com animação e storyboard na Dreamworks Animation.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP