sábado, 31 de março de 2012

Xilo and doodle brushes

Pinceis para xilo e doodles.
Eu criei alguns pinceis tipo doodle, feitos com rabiscos caóticos, os quais venho usando em muitos trabalhos de tipo experimental. Neste trabalho em particular temos dois tipos de pinceis, alguns do tipo doodle e a manchas são feitos com um pincel que imita o entalho da coifa da xilogravura.
Vou tentar fazer uma seleção de trabalhos destes tipos para mostrar as possibilidades destes pinceis.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Building the Gimp Brushes, some notes


Fig.1 | Box 128 px e stroke de 64 px (não otimal)
Fig.2 | Box 128 e stroke 128 px (otimal).

Alguns dias atrás eu escrevi a parte inicial de algumas anotações sobre os brushes do gimp que servem para a progetação de pinceis. Nada de particularmente difícil, somente como é importante a otimização dos espaços nos pinceis que estamos realizando. Se alguem tiver interesse em ler o texto está no meu blog aqui [http://americogobbo.blogspot.com.br/2012/03/gimp-brushes-spacing-x-measure.html].

sábado, 24 de março de 2012

Preview of the Noise Standards and Watercolor flow | Gimp Brushes

O Mozart Couto fez alguns novos testes com os pinceis dinâmicos mas desta vez com o Windows 7 no Gimp 2.7.5.
O comportamento dos pinceis e do ambiente estão fantásticos e funcionam sem nenhum tipo de atraso na pincelada. As ultimas alterações nos pinceis estão tornando-os muito ágeis e bonitos. Acreditamos que o caminho passa por uma revisão bem feita e bem pensada, principalmente quanto à otimização da pincelada no espaço do pincel (veja o post sobre isto no meu blog).
Vocês podem constatar no vídeo o rendimento do ambiente e dos pinceis dinâmicos revisados.

Com estes posts iniciais estamos encerrando a serie de documentos relativos a estes pinceis, agora iremos nos concentrar em termina-los para disponibiliza-los o mais breve possível... e na medida do possível iremos postando exemplos práticos (desenhos e pequenos exercícios de pintura digital) de como podemos usar tais pinceis em modo simples, prático e criativo.

É também previsto um set de pinceis básicos para o desenho e a pintura, isto para facilitar a seleção dos pinceis para estas atividades.

Mozart Examples with Forks Watercolor 1 and 2 Brushes

O Mozart Couto realizou dois sketches usando dois pinceis estáticos, pensados para a técnica da aquarela.
Nos videos ele mostra como a interação do espaçamento e simples dinamicas podem servir para criar diferentes efeitos partindo do mesmo pincel. Uma verdadeira lição de maestria de pintura digital.
Video exemplo do Forks Watercolor 1 Brush | pincel estático.
Video exemplo do Forks Watercolor 2 Brush | pincel estático.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Preview Forks Brushes Series 1 for Gimp | Part II


Preparamos a segunda parte do vídeo que demonstra as habilidades e qualidades da serie de pinceis dedicados ao Gimp. Como já foi explicado por mim e o Mozart Couto, são pinceis pensados para serem executados muitas vezes com o mouse e sem presets ou complicadas dinâmicas. De fato ao projeta-los eu os testei sempre nestas condições, então são pinceis feitos para serem pinceis.
A ideia é muito simples, ter um set de pinceis que sejam o mais possível naturais à aqueles que usamos no mundo real para realizar nossas artes.
A realização de pinceis, particularmente aqueles de tipo dinâmico, é muito articulada e as vezes complexa, estou tentando organizar um mini HowTo para todos os níveis (iniciante, médio e avançado). Quando estiver bem estruturado irei publica-los aqui e provavelmente montar tudo num documento em pdf.
Estes pinceis estão sendo revisados e alguns deles já estão em fase beta, o link para descarregar está aqui.

Video Part Two: http://www.youtube.com/watch?v=2ZXND1C2Blc
Pack 1 (algum dos pinceis em beta): forks-drills-pack1.tar.gz
Algumas anotações sobre 'espaçamento' e 'tamanho' dos pinceis no Gimp.

sábado, 17 de março de 2012

Fundos de autor com os Forks Brushes

Mozart Couto e Américo Gobbo, pensamos que seria interessante criar uma serie de backgrounds para o blog usando os brushes que projetei... isto com o tempo vai constituir uma pequena coleção de fundos e quem sabe até vire uma pequena publicação.

O primeiro fundo da serie foi feito por mim a uns dois anos atrás usando pinceis experimentais para emular meios secos (crayon, pastel, lapis, grafite, etc).
Mozart Couto produziu dois fundos com dois pinceis que estamos preparando para o set completo.
Fundo 3. Pinceladas típicas realizadas sem quaisquer presets ou dinâmicas particulares, Mozart Couto.
Birds with a citation of John Ruskin, Americo Gobbo | 2011.
Improvisações com Clipboard Brush no Gimp.
Improvisações com Clipboard Brush no Gimp.
Improvisações com Noise Brushes.
Improvisações com noise brushes.
Background com pequenos sketches feitos com a serie Pencil Brushes.
Background com pequenos sketches feitos com a serie Pencil Brushes.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Round Bristle Granules | um exercício

A ilustração foi feita pelo Mozart durante uma recente chat que tivemos.

Este é um belo exemplo em andamento do uso do pincel "Round Bristle Granules" feito pelo Mozart Couto. O pincel tem qualidade bem parecidas com algumas das tipicas da pintura do Van Gogh.

"Round Bristle Granules" é um pincel dinamico de 100x100 pixels com 190Kb de peso. Consegue com esta pequena dimensão trabalhar com grande qualidade de definição até trabalhos em A3 (mesmo com um pequeno atraso constatado pelo Mozart).

Achamos que os pinceis podem ser pequenos e ter boas qualidades quanto a definição, por exemplo, hoje seguindo uma dica do canal do google+ do gimp, abaixei um pincel artistico dinâmico, mas este pesava 1.8Mb, imaginem como lento deve ser trabalhar com um pincel deste tipo num formato A3 ou superior.

A qualidade de um pincel não necessariamente é dada pela dimensão dele ou pela qualidade final do raster, mas sim pela mancha que ele produz e quanto rapido e leve ele o é. Aqui vocês podem ver algumas pinceladas que fiz com o mesmo pincel em um formato A3, sem ter notáveis atrasos na pincelada.
Pinceladas em tamanho real  executadas em formato A3 com o "Round Bristle Granules" 100x100 e 64x64 pixels.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Inaugurando o Blog | Preview Forks Brush Series - Part I

Forks Brush Series 1 for Gimp | Strokes and Notes - Part One
Este é o primeiro dos videos realizados pelo Mozart Couto sobre esta coleção de pinceis iniciada por mim em 2008/09.

A serie completa é composta de 4 videos, nos dois primeiros são mostrados os pinceis originais da coleção e nos ultimos dois, Mozart Couto realiza dosi sketches com pinceis estáticos para aquarela.

As pinceladas feitas pelo Mozart se mantiveram as mais simples possiveis e tem a intenção de evidenciar somente a natureza dos pinceis... sem quaisquer presets ou particulares dinamicas para tablets. De fato muitos destes pinceis foram pensados para serem usados a partir do mouse.

Todos os pinceis foram estudados e projetados para resultarem eficientes sem quaisquer presets, isto simplifica muito o fluxo de trabalho de um artista.

Video Link: Forks Brush Series 1 for Gimp | Strokes and Notes Part One
Pack Link: Forks Brush Series Pack 1 [uma amostra do pinceis prontos]

Nota: Estes pinceis estão ainda sendo reelaborados segundo o correto funcionamento dos pinceis de tipo gih (pinceis dinamimos do gimp).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...