Forks and Drills Brushes | Final

Samples das pinceladas da Serie Wet Completa
Samples das pinceladas da Serie Wet Completa
Ultimamente não tenho tido sido muito presente... muitas atividades, ilustrações, projetos novos e muitos feriados principalmente! Hoje tentei fazer mente local de todos os artigos aonde estivemos lançando as diferentes séries de pinceis do Forks, até agora foram 3 artigos e vocês podem abaixar os pinceis e outras resources adicionais diretamente na barra lateral FERRAMENTAS | TOOLS PACKS.
Com este artigo eu completo a coleção toda disponibilizando as séries completas remanescentes.
  • Wet (até agora somente disponibilizada a coleção basic)
    Série de pinceis para técnicas de tipo molhada e/ou afins. Nesta coleção completa dos pinceis tipo Wet, existem muitas variações do mesmo tema, as vezes pequenas variações somente. A coleção essencial já foi anteriormente disponibilizada e se encontra na seção lateral, Ferramentas | Tools Packs. Mas achei interessante colocar ela completa para que se interessar poder avaliar o critério da seleção que fiz na coleção basic. [http://forks-and-drills.googlecode.com/files/wet-noises.zip]
    Eu fiz algumas imagens dos padrões dos pinceis, seguindo um conselho do David Revoy, aonde fica mais facil perceber as qualidades de cada tipo de pincel na coleção Wet. Nestes padrões eu não usei nenhum tipo de dinâmica... os pincéis são mostrados no seu estado natural de projetação (*).
    (*) Eu prefiro projetar e disponibilizar pinceis no estado puro, sem presets ou quaisquer dinâmicas a eles incorporadas, pois tanto eu como o Mozart Couto constatamos que os presets e dinâmicas, muitas vezes, criam falsas expectativas em relação ao funcionamento de um pincel... os presets em grande parte dependem da configuração tipo (marca, tipo de tablet gráfica, configuração do sistema, versão dos programas) aonde foram criados, isto é, um preset e/ou dinâmica criados na configuração tipo 1 não necessariamente irá funcionar no mesmo modo na configuração tipo 2.
    Arquivohttp://forks-and-drills.googlecode.com/files/wet-complete.zip [2.1 MB]
  • Sumies
    Alguns estudos e adaptações de alguns dos pinceis do Mozart Couto referente a esta técnica. No futuro espero poder disponibilizar outros!
    Arquivohttp://forks-and-drills.googlecode.com/files/sumies-complete.zip [88.9 KB]
  • Samples dos 4 pinceis da serie Sumie.
  • Xilo
    Serie dedicada à Xilogravura. Recententemente com a colaboração de L'ubomir Zabadal, pude trocar algumas ideias e pesquisas deste material e ele produziu uma série muito bela de pinceis deste tipo que irei num segundo tempo disponibilizar no Blog.
    Arquivohttp://forks-and-drills.googlecode.com/files/xilo-complete.zip [45.7 KB]
  • Textures
    Alguns estudos que comecei realizar sobre motivos florais... mas que em futuro espero acrescentar outros pinceis deste tipo.
    Arquivohttp://forks-and-drills.googlecode.com/files/textures-complete.zip [154 KB]

Comments

  1. Olá galera do forks, conheci o blog de vocês a cerca de uma semana e estou amando ler tudo! Mas tou com uma dúvida. Sempre desenhei com lápis e estou ficando pra trás com essa nova geração e suas artes digitais.

    Recentemente comprei uma mesa digital da wacom e estou tentando migrar para a arte digital. Minha dúvida é: existe mesmo essa coisa de desenhar direto em programas como GIMP e MyPaint? Como faço para aprender desde o básico (sobre pinceis, traços e tudo mais).

    Não quero conhecimento para uma semana, mas gostaria de em 2 ou 3 anos poder desenhar confortavelmente como ocorre com o lápis. É possível?

    Abraços e parabéns pelo excelente trabalho.

    ReplyDelete
  2. Olá Fábio, muito obrigado!
    Sobre a tua pergunta... desenhar direto em digital... tudo depende um pouco de cada artista. Eu e o Mozart Couto temos fluxos bem hibridos, as vezes partindo de um sketch a lapis digitalizado para usar como uma base para recalcar as linhas com uma pena ink digital. Outras vezes, a base dos desenhos feitos em técnicas tradicionais, servem como camada adicional ou mesmo como traço principal.
    Eu acho que muito destas escolhas dependem do fato dos estilos próprios, acredito que é difícil fazer uma regra univoca. No meu caso especifico gosto de misturar as coisas... técnicas tradicionais e digitais.
    Tem uma matéria interessante sobre as tecnicas de pintura digital no Forks, acho que pode ser de ajuda pra você se orientar melhor:
    http://forksanddrills.blogspot.com/2012/06/o-desenho-na-pintura-digital-as.html
    Tem também este channel Feng Zhu no youtube que o Mozart Couto me passou, é muito interessante:
    http://www.youtube.com/user/FZDSCHOOL

    Ciao

    ReplyDelete

Post a Comment

Comment

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP