Mypaint e Gimp - Preview da minha integração.

In progress da ilustração dentro do Mypaint 1.0, com toda a estrutura de camadas previamente feita no Gimp.
Nestes dias estou trabalhando encima de algumas ilustrações para um anuário sobre a Rede e Comunidades e pensei que seria interessante colocar em ação um método pessoal para integrar Gimp e Mypaint. Inicialmente pensei sempre o Mypaint como programa de esboços em geral e depois o Gimp para o trabalho final (coloring) e elaboração das imagens.
Neste meu método estou invertendo o processo... esboçando, desenhando, inking e colocando cor no Mypaint e finalizando no Gimp (tratamento imagem). As pranchas são bem grandes, algumas em formato A3 extra a 300 ppi, mas até agora o Mypaint se comportou muito bem e sem problemas. Estou usando a ultima versão do Mypaint em uma maquina com o linuxmint 11.
Esquema das camadas que fiz previamente no Gimp para trabalhar no Mypaint 1.0.
Esquema das camadas que fiz previamente no Gimp para trabalhar no Mypaint 1.0. Aqui podem ser vistos as camadas de esboços preparatórios à lapis e uma blueline sucessiva feita diretamente no Mypaint.
In progress de uma das imagens com a estrutura do desenho feita completamente no Mypaint 1.0.
In progress de uma das imagens com a estrutura do desenho feita completamente no Mypaint 1.0.
Tão logo termine estes trabalhos irei fazer um artigo (aliás já está esboçado) sobre todo o processo, apresentando os cuidados e avaliações desta minha integração. Ficam aqui algumas previews do trabalho em curso, aguardem o artigo que promete ser bem interessante e útil para todos... vou falar de paleta de cores RGB Safe para o CMYK, organização do trabalho no Gimp, Desenho, Inking e Colouring no Mypaint.

Comments

  1. Ótimas dicas!
    Eu uso o mypaint que é um programa ótimo,e proporciona um resultado de nível profissional, principalmente para quem trabalha com mesa digitalizadora.
    Uso um mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ). Não é uma Wacom, mas ajuda, hehehe.
    Recomendo este programa a todos !!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Comment

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP