sexta-feira, 13 de julho de 2012

Illustration Friday | ilustrando um novo concept a cada sexta-feira...

Ilustração sobre o Japão durante a crise de 2008/09. [Americo Gobbo, Gimp]
Ilustração sobre o Japão durante a crise de 2008/09. [Americo Gobbo, Gimp]
Ilustração e Desenho...
Quando comecei a pensar em ilustrar e estava dando os primeiros passos tive que agregar conceitos e métodos para poder realizar ilustrações em modo profissional. Eu estudei Belas Artes em uma escola italiana, fiz pintura... mas pintar e ilustrar são coisas bem diferentes. Uma ilustração é algo muito finalizado a um conceito especifico, a um texto, a uma ideia. Para realizar uma boa ilustração necessitamos saber como "cavar" o conceito a procura de imagens, iconografias e uma composição que as suportem elegantemente, com originalidade e bom estilo.

Um desenho esmerado e tecnicamente preciso não significa necessariamente uma boa ilustração e vice-versa. Este conceito é bem curioso, visto que é comum pensar que é tudo uma questão de técnica e esmero. Na verdade a ilustração é a arte de focar o estilo, a forma e a composição a serviço da ideia que devemos representar e portanto não é um exercício de mera virtuosidade técnica.
Com isto não quero escrever, que a técnica não seja importante, pera aí, ela é sim e como, mas não está a serviço dela mesma, mas sim da ideia ou conceito a ser ilustrado. Neste sentido a ilustração, e particularmente aquela comercial, acredito que seja principalmente funcionalística, ou seja deve passar uma ideia, contar um historia ou estoria que seja. Se isto não acontece é tão somente um bom desenho, mas que seja claro, não tenho nenhuma coisa contra os bons desenhos :-), eu particularmente amo os  desenhos, mas aqui se trata de entender a diferença entre desenho e ilustração.

A importância e o peso da técnica na ilustração
Um ilustrador que particularmente acho emblemático para explicar esta diferença entre técnica e ilustração é Oliver Jeffers, é um ilustrador "irlandês", nasceu na Austrália mas cresceu em Belfast, mas agora vive nos EUA. 
Trabalho tradicional de Oliver Jeffers
Trabalho tradicional de Oliver Jeffers.
Ele tem uma técnica esmerada e bem clássica quando se trata de pintura, mas quando ilustra seus livros, esta técnica dá lugar a um estilo mais essencial e finalizado ao focus das suas estórias. Em geral a arte da ilustração e dos comics e cheia destes exemplos, onde estilos mais clássicos e menos clássicos e até mesmo estilos muito elementares dão lugares a excelentes trabalhos.
Trabalho de ilustração de Oliver Jeffers
Trabalho de ilustração de Oliver Jeffers.
Mas como encontrar este tal estilo próprio?
A procura do seu estilo próprio é uma longa e árdua estrada, mas acredito que vale a pena seguir esta linha, caso se encontre no inicio da carreira ou dando os seus primeiros passos.
Como a pergunta mesmo sugere, é uma procura... para encontra-lo, na minha opinião, o melhor método é exercitar a partir da copia de exemplos clássicos ou daqueles que você já de certa forma mais se identifica. Um bom exercício é copiar os grandes maestros da ilustração, da pintura, dos comics... mas não tentando imita-los, mas sim procurar a ideia que está por de traz de cada obra (forma, cor, composição, etc.).

Livro de jeffery Camp sobre o Desenho de cópia.
Um excelente livro sobre isto é Draw: How to Master the Art, de Jeffery Camp e apresentado por David Hockney. Jeffery explica muito bem a arte da cópia é de como você pode desenvolver tuas habilidades e seu próprio estilo. Este livro é meu manual de desenho preferido desde dos anos '80.
Nota: acredito que seja possível encontrar versões em espanhol editadas pela Blume Ediciones.


As ferramentas de trabalho
Outro pensamento comum é achar que as ferramentas de trabalho fazem mágicas... elas são somente ferramentas e não podem fazer milagres. As vezes um graveto encontrado no chão e um pouco de nanquim diluída pode resultar melhor que muita peninha importada :-) Se depois falarmos de ferramentas digitais, a discussão fica meio bairrista :-). Eu pessoalmente acho que cada ferramenta tem a sua aptidão ou vocação e cada uma destas se desdobram e se transformam na mão de cada um de nós. Não é importante tanto, Windows, Apple, Linux, ou Photoshop, Gimp, Manga Studio, Ilustrator ou Inkscape, etc. Mas sim o que estas plataformas e ou ferramentas são capazes de construir a favor do nosso jeito de "fazer arte".


Treinar a realização de ilustrações.
site do concurso livre do Illustration Friday
O site Illustration Friday de Penelope Dullaghan é um concurso aberto a todos ilustradores e artistas visuais. A cada semana um tema novo vem proposto pelos próprios participantes. Até eu tive a chance de propor um logo quando inicie participar a estes contests semanais. É bem fácil participar, as regras são simples e bem claras: basta haver um blog para publicar a arte e taga-la com o método indicado no site do Illustration Friday.
Eu acredito que este seja um ótimo método para todos praticarem e o desenvolvimento de ideias a partir de um tema ou um conceito... que a cada semana muda. Nada obriga vocês participarem a todos, de repente, mas tente estudar a dica do Nat Williams que coloco logo seguir, ela pode ajudar muito.

Mas como desenvolver conceitos e ilustrar matérias difíceis ou que você conhece ou domina pouco?
Illustração do americano Nat Williams
Illustração do americano Nat Williams, ilustrador que particularmente admiro.
Esta é uma questão bem comum, para tentar resolver esta questão eu recomendo ler com atenção as técnicas sugeridas pelo ilustrador americano Nat Williams:
Mais pra frente eu prometo escrever um post sobre a técnica do Nat Williams que apliquei a uma serie de ilustrações que fiz no ano passado para um site da internet. Ela funciona mesmo!

Finalizando
Bem, espero que vocês gostem das dicas de leitura e participem ativamente aos temas do Illustration Friday, que é um interessante modo de treinar e consolidar as técnicas de ilustração... e ao mesmo tempo haver contato com outros ilustradores, de fato ele é frequentado por iniciantes e também por profissionais já afirmados no mercado. Tem espaço para todo tipo de técnica e estilo, confira a lista no site.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...