Pinceis "Forks" na prática

Trabalho executado com pinceis animados do Forks and Drills do tipo .gih para o Gimp.

Como citei no Blogdodesenhador já estou trabalhando com a série de pincéis animados a todo vapor e passando os resultados, os detalhes técnicos das coisas que vou percebendo que precisam mudar ou melhorar, para que o Américo vá aprimorando até que tenhamos um excelente set de pincéis do tipo animado (não tem nada a ver com pincéis para usar em ANIMAÇÃO!) que atenda a ilustradores digitais. Eles devem ser "leves", apropriados para trabalhar em formatos tipo A3, 300 dpi, sem complicações e atrasos, em computadores atuais - não super máquinas - computadores acessíveis e até em outros, mais modestos.

Devido às características de criação dos pinceis do tipo ".gih", é preciso aprimorar o método de elaboração dos mesmos para facilitar o trabalho e para que possamos obter efeitos diversos ao usá-los com ou sem os recursos das novas "Dinâmicas de pincéis" que virão com o GIMP 2.8. O grande desafio é manter a possibilidade da utilização fácil dos mesmos para efeitos, esbatendo-os para conseguir grafismos, padrões, marcas decorativas para fundos de web sites em geral, como parece ter sido a intenção inicial dos desenvolvedores ao pensá-los, e permitir que sejam utilizados de várias outras maneiras, inclusive num tipo de pintura como as que tenho mostrado aqui.

Os pinceis gih, são como camaleões, com pequenas mudanças, por exemplo, APENAS na função "Espaçamento", eles se transformam quase que em "outro pincel", com características e resultados muito diversos das anteriores às mudanças (confira uma amostra disso nos videos que fiz e estão aqui, no blog)! São, sem dúvida, outros ótimos recursos do GIMP que até hoje não foram aplicados como poderiam ser.

Trabalho feito com os pinceis da serie Forks Watercolor.

Nesse caso, vemos o uso de um pincel para efeitos de aquarela sobre papel de grão grosso. O efeito foi reforçado pelo uso de uma textura com o aspecto do papel citado no fundo da imagem e da ferramenta smudge, ou "borrar", mas nem sempre isso é necessário.

Outro exemplo feito com 2 pinceis .gih, o Forks Watercolor Flow 2 e Forks Dry  1.

Aqui podemos ver a mistura de dois pinceis gihs poderosos. O mais interessante deles é o que tem a forma de uma centopéia. Ao girar a caneta na mesa digitalizadora, ele faz giros colm resultados belíssimos e, em sua versão atual, apesar da complexidade, é um pincel que não exige tanto processamento assim da máquina.

Nesta imagem foi usado o pincel para aquarela (Forks Watercolor 2), um ponta estática, .gbr, mas que estamos fazendo algumas versões dinâmicas também.

Nessa imagem, vemos um efeito de aquarela digital não muito úmida. A utilização desses pincéis, sobrepondo-se as pinceladas no processo do trabalho, pode resultar, curiosamente, em efeitos de pintura a óleo ou com acrílicas.

Nesta imagem foram usados diferentes pinceis, especializados em ranhuras meio secas,
o  Forks Metabrush 1 e 2, Forks Dry; Brush 1 e o Round Bristle Granules.
Nessa última imagem, podemos ver vários efeitos que dão a impressão de ranhuras, de tinta pastosa e em, alguns pontos, como no braço esquerdo da moça, temos um efeito molhado, de aquarela.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP